Buscar
  • Via Radical Brasil

cuidados com roupas

*Dicas VRB - corpo e área de estacionamento*

d. Conservar Limpos o Corpo, a Roupa e o Local de Estacionamento

(1) A limpeza do corpo é a principal defesa contra os germes infecciosos. As unhas devem ser mantidas cortadas para evitar o desenvolvimento de parasitas entre elas e a pele.

(2) Um banho diário - hábito fácil de adquirir-se na selva - com sabão, ou mesmo sem ele, dedicando-se especial atenção à higiene das partes dobradas e pudendas, será ideal. Se esse banho não for possível, a limpeza na maior parte do corpo deverá ser mantida, particularmente das mãos, rosto, axilas, virilhas e pés. Sacuda roupas e exponha-se ao sol sempre que possível.

(3) Após as refeições, dentes e boca deverão ser limpos. Use galhos para a escovação caso não tenha escova dental.

(4) As peças do vestuário, mantidas limpas, ajudarão a proteger contra infecções cutâneas e parasitas, e, em caso de dificuldade de lavá-las, deverão elas, sempre que possível, ser sacudidas e expostas ao ar livre.


O uso de roupas íntimas justas deve ser evitado, pois nas proximidades das virilhas e partes pudentas poderá provocar assaduras pela umidade acumulada que favorecem a ação de microrganismos. Esses procedimentos concorrerão para uma sensação de conforto.

(5) No caso de um grupo, será interessante que os homens se inspecionem mutuamente, corpo e roupa.

(6) Um local de estacionamento na selva deverá ser naturalmente um lugar limpo, no qual não haja acúmulo das águas das chuvas ou da presença de animais e insetos. A manutenção desse estado será simples, bastando uma fossa para lixo e outra para dejetos, suficientemente afastadas, sempre cobertas com terra após o uso e distantes da fonte de água, quando houver.

Essa fonte será, normalmente, um igarapé e para sua boa utilização deverá ser dividido em seções: a montante, água para beber e cozinhar; a seguir, água para banho, água para lavagem de roupa e, por fim, água para qualquer outro

uso, a jusante.


Manual de Guerra na Selva - IP 21-80

Att, coronel montibeller

Venha fazer um curso: viaradicalbrasil.com


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por que ensinamos Survival? Por que aprender Survival? As distâncias que às vezes devemos percorrer, seja para o turismo, para o trabalho ou por qualquer motivo, nos obrigam a usar o transporte, por e